Bem-vindo ao MPS Monitor!

Estamos felizes por você testar o MPS Monitor. O MPS Monitor pode ajudar sua empresa de tantas maneiras diferentes que pensamos em compartilhar algumas dicas para você começar.

PROCESSO DE ONBOARDING

O processo de onboarding é composto pela reunião de Kickoff que é feita após o cadastro da revenda no portal do MPS Monitor e reuniões semanais para acompanhamento dos testes e tirar dúvidas. Segue link para agendamentos:

PERÍODO DEMO

Não perca tempo! Você possui a quantidade de dias abaixo para concluir seu período demo:

30 dias

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

Qualquer dúvida, estamos a disposição para lhe atender:

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+55 31 3245-3030

+55 11 9 3254-2337

Antes de começar, recomendamos concluir algumas tarefas se você realmente deseja obter o máximo de proveito!

COMO INICIAR SUA TRAJETÓRIA?

PASSO 1
PASSO 1
Crie ou importe clientes

Informe o nome, endereço, notas, identificador externo, campos personalizados.

Defina o template de mensagem de e-mail que o cliente final poderá receber.

Ative o serviço HP SDS, caso use nesse cliente.

Algumas informações são requeridas e outras não.

OBS.: Recomendamos preencher o máximo de informações possíveis para ajudar o sistema ser robusto.

PASSO 2
PASSO 2
Instale o(s) conector(es) no cliente

O próximo passo é criar o DCA (Agente de Coleta de Dados) do cliente. O DCA é instalado dentro das localidades do cliente e foi desenhado para localizar os dispositivos de acordo com a segmentação de rede configurada (pode ser faixas de IP ou IPs específicos).

Faça o download do conector atualizado no portal do MPS Monitor e na área do cliente.

Existem dois tipos de conectores, um para monitoramento de dispositivos conectados em rede (DCA) e outro para dispositivos conectados via USB (eExplorerLA).

É possível instalar conectores em ambiente Windows, Linux, MAC e Raspberry. Também é possível embarcar o conector em dispositivos Samsung XOA, Lexmark, Kyocera HyPass, HP FutureSmart, Konica Olivetti e Konica Minolta APAC.

Tente instalar 2 conectores no ambiente do cliente para configurar um cluster entre eles. Com isso você mantém redundância no ambiente do cliente.

Configure as faixas de IPs e/ou IPs específicos para o DCA encontrar os dispositivos em sua rede. E configure os horários de varredura de dados de dentro do ambiente do cliente.

Faça varreduras imediatas sem a necessidade de se conectar remotamente no ambiente do cliente.

OBS.: Consulte o manual para verificar os requisitos de hardware, requisitos de software, requisitos de segurança da rede, antivírus e firewall.

PASSO 3
PASSO 3
Crie e configure os locais desse cliente

Se seu cliente tiver vários locais onde estão instaladas várias impressoras para monitoramento, você pode separá-las por locais. Se cada local tiver a sua própria sub-rede única, o sistema é capaz de atribuir automaticamente os dispositivos aos locais certos.

Crie o local e informe uma descrição, endereço, notas, e-mail para notificações e campos personalizados. Defina a(s) faixa(s) de IPs e insira imagens com informações do local. 

Na gestão dos locais é possível gerenciar em tempo real os consumíveis e alertas por local.

PASSO 4
PASSO 4
Crie e configure os projetos desse cliente

A criação de um projeto permite-lhe agrupar impressoras dentro de um determinado perímetro, a fim de gerir alertas para esse grupo de impressoras e produzir relatórios sempre limitados ao projeto selecionado.

Crie o projeto e informe uma descrição, data de início e fim. É possível anexar documentos relacionados ao projeto. 

Os projetos podem ser usados também para separar os dispositivos em centros de custo.

PASSO 5
PASSO 5
Gerenciamento de dispositivos

Ao clicar em um dispositivo individual visualize detalhes, como: número de série, endereço MAC e nome do sistema, alertas, entregas, mensagens do painel do operador, histórico de alertas e entregas, contadores e consumíveis. Adicione contadores manualmente.

Configure os dispositivos que não foram possíveis ser detectados pelo sistema como fora da rede. Associe os consumíveis e adicione os contadores sempre que desejar.

Exclua equipamentos de outros fornecedores encontrados na rede do cliente.

PASSO 6
PASSO 6
Gerenciamento de notificações

A função Notificação permite enviar mensagens quando determinados eventos ocorrem, ou informar o estado do parque de dispositivos.

Crie notificações personalizadas de acordo com os eventos que ocorrem nos dispositivos, como:

  • Pedido de assistência: a criação de uma notificação do tipo Pedido de assistência ativa o envio de uma mensagem cada vez que o sistema HP SDS gera um novo pedido de assistência automatizada em um dispositivo;
  • Alerta: receba uma mensagem no momento em que é gerada a abertura de um Alerta relativo a um consumível;
  • Entrega: quando um operador gera uma entrega de consumíveis (automáticos, manuais ou tipo de stock);
  • Substituição de consumível: quando a substituição de um consumível é detectada após a abertura de um Alerta;
  • Problema de leitura: quando os dispositivos monitorados não são contactados a partir do número de dias definido;
  • Conector inativo: relação de conectores que estão sem comunicar com o portal MPS Monitor;
  • Mensagem no painel do operador: quando uma determinada mensagem aparece no painel do operador.

É possível usar variáveis com informações dos dispositivos, conectores, alertas.

PASSO 7
PASSO 7
Crie e associe o grupo de consumíveis por modelo

Faça uma lista de todos os modelos de dispositivos que você trabalha e das diferentes variações de consumíveis por cada modelo de dispositivo.

Os tipos de consumíveis são:

  • Kit de manutenção
  • Fotocondutor
  • Toner

 

É possível criar manualmente um a um e/ou importar uma lista em EXCEL.

Associe o conjunto de consumíveis de acordo com o modelo.

PASSO 8
PASSO 8
Contratos e faturas

A criação de um ou mais contratos para o cliente permite inserir todas as informações financeiras para criar um orçamento periódico dos contratos.

  • Páginas: calcular o custo sobre o número de páginas impressas por cada dispositivo;
  • Conjunto de Páginas: calcular o custo sobre o número de páginas impressas pelo grupo de dispositivos;
  • Páginas (pacote): número de páginas incluídas
    (pacotes) e impressas por cada dispositivo;
  • Conjunto de Páginas (pacote): número de páginas incluídas (pacotes) e impressas pelo grupo de dispositivos;
  • Taxa de aluguel: taxa de aluguel para cada dispositivo no contrato;
  • Taxa de aluguel de Conjunto: taxa de aluguel por
    grupo de dispositivos no contrato;
  • Elemento: permite incluir outros elementos (por
    exemplo: móveis do local) nos custos do contrato, que deverá detalhar ao criar o novo contrato.

 

Após configurar os contratos crie o plano de faturação para criar a frequência de geração do fechamento da fatura e o e-mail que irá receber.

PASSO 9
PASSO 9
Exportação de dados

Exporte uma série de dados para o Excel ou CSV, semanal ou mensalmente.

Crie exportações personalizadas.

Planeje o envio de um e-mail periódico selecionando o endereço de e-mail ao qual o relatório deve chegar e escolhendo a periodicidade do envio.

PASSO 10
PASSO 10
Análise de dados com relatórios de BI

Gere métricas e análise de dados personalizadas com o Power BI integrado ao MPS Monitor. Com ele é possível: 

  • Abrir um relatório predefinido e gerir as informações nele contidas, filtrando, selecionando e manipulando os dados; pode até mesmo agendar um envio de e-mail para cada relatório. Os relatórios predefinidos não podem ser modificados;
  • Copiar um relatório predefinido na sua área, para que possa modificá-lo como quiser utilizando as funcionalidades de edição do Power BI;
  • Criar um novo relatório a partir de uma tela Power BI vazia, guardá-lo e editá-lo mais tarde, ou eliminá-lo se desejar;
  • Compartilhar os seus relatórios com outros utilizadores do MPS Monitor na sua empresa ou até mesmo com os seus clientes;
  • Agendar o envio de relatórios por e-mail.

OUTRAS CONFIGURAÇÕES INTERESSANTES

Contadores agregados

Esta função permite adicionar ou subtrair contadores, ou criar um conjunto de contadores para depois serem recuperados para os relatórios.
Por exemplo, pode adicionar digitalizações e cópias a um único contador, ou multiplicar as cópias A3 por dois, etc..

Campos personalizados

Crie campos personalizados para usar depois em clientes, projetos, locais ou dispositivos.
Defina o campo Placeholder como uma variável para usá-la nas notificações de e-mail.

Limiares de alertas

Defina os níveis de abertura dos Alertas de acordo com o nível residual, o número de páginas restantes a serem impressas, ou o número de dias de duração restante do consumível. Também é possível ativar uma notificação adicional por e-mail usando um nível secundário.

Renomear modelos

Se as impressoras registadas tiverem nomes compridos ou forem difíceis de identificar, poderá renomeá-las. O modelo renomeado também será adicionado aos Conjuntos de Consumíveis que contêm o modelo detectado.

Usuários para os clientes

É possível criar usuários para seus clientes terem acesso a todas ou algumas funcionalidades do sistema. Dê permissões para seu cliente acessar relatórios, analytics e até mesmo informações de dispositivos e conectores.

1. QUAIS MODELOS DE EQUIPAMENTOS SERÃO INSTALADOS?
Verifique a compatibilidade dos equipamentos com o MPS Monitor e SDS.
2. OS EQUIPAMENTOS SERÃO INSTALADOS EM REDE E/OU USB?
Não se esqueça que para equipamentos instalados via USB, temos um conector eExplorer LA que deve ser instalado. Além disso existem alguns recursos do Windows que devem ser instalados também.
3. ALGUM DISPOSITIVO SERÁ INSTALADO EM UM LOCAL QUE NÃO É POSSIVEL MONITORAR?
Esses são os dispositivos fora da rede. Pegue todas as informações através dos relatórios impressos e insira no MPS Monitor.
4. QUAIS SERÃO OS TIPOS DE CONECTORES QUE SERÃO INSTALADOS?
Defina com antecedência quais os conectores serão instalados no ambiente do cliente, SO ou embarcação.
5. QUAIS OS DADOS DA(S) LOCALIDADE(S)?
Pegue o endereço e dados necessários para configurar a(s) localidade(s).
6. QUAIS SERÃO AS FAIXAS DE IPS OU IPS DOS DISPOSITIVOS?
7. QUAIS SÃO OS PROJETOS?
8. AS FATURAS SERÃO GERADAS NO MPS MONITOR?
Se sim, qual é o formato do contrato e formas de faturamento?
9. É NECESSÁRIO GERAR ALGUMA EXPORTAÇÃO?
Se sim, quais são os campos, a frequência e e-mail que irá receber a exportação?
10. É NECESSÁRIO CRIAR UM USUÁRIO PARA O CLIENTE?
Se sim, quais são as permissões que serão dadas ao usuário?
11. SERÁ NECESSÁRIO GERAR UM BI DIFERENTE PARA ESSE CLIENTE?
Se sim, quais são as métricas desejadas?

ACESSOS RÁPIDOS

Dispositivos HP SDS compatíveis

Dispositivos HP SDS compatíveis

DOWNLOAD

Manual de instalação do conector USB

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DOWNLOAD

Script de instalação conector USB

Somente para Windows 10

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